Contra o Azuriz, Emerson Cris precisará mexer no meio-campo do Brasil

Série D

Contra o Azuriz, Emerson Cris precisará mexer no meio-campo do Brasil

Dois volantes titulares na estreia estão fora do jogo deste sábado (26)

Por

Contra o Azuriz, Emerson Cris precisará mexer no meio-campo do Brasil
Técnico adotou o esquema 4-1-4-1 na rodada de abertura da quarta divisão nacional, mas Rael e Lucena viraram desfalques (Foto: Jô Folha)

As primeiras adaptações de Emerson Cris no comando do Brasil serão vistas já na segunda rodada da Série D do Brasileirão. A delegação xavante que viaja nesta quinta-feira (24) rumo a Pato Branco (PR) não tem dois titulares na estreia: Rael e Lucas Lucena. Com o primeiro lesionado e o segundo suspenso, o treinador se vê obrigado a mexer no cerne da equipe para a partida contra o Azuriz, às 18h de sábado.

Os desfalques envolvem um dos mais carentes setores do elenco. Há sete volantes de origem, mas três deles estão fora da temporada (Rael, Gelatti e Thobias). Com a suspensão de Lucena, dois nomes são certos entre os 11 xavantes no Paraná: João Torres e Bryan Gabriel. A outra alternativa da função é o recém-contratado Giovani Alvisi, cujo último jogo foi em 5 de abril, pelo Taquaritinga (SP).

“É um outro tipo de jogo, outra característica. A gente vai ter que criar uma situação para tirar o conforto desse time que vai estar em casa. Estava lá, conheço os jogadores, é outro time com alto investimento, de um clube que vem procurando se fortalecer a cada ano”, disse Emerson Cris após a vitória sobre o Barra, mencionando sua recente passagem pelo Azuriz, encerrada em 13 de fevereiro durante o Campeonato Paranaense.

Esquema e polivalência

A plataforma tática adotada por Cris no início do trabalho à frente do Brasil é o 4-1-4-1. São três meio-campistas de características mais defensivas, com dois extremas de características distintas (o meia David Weslley e o atacante Luiz Henrique). A entrada de Alvisi seria a forma de escalar o meio-campo sem alterar o desenho.

Por outro lado, o elenco conta com atletas capazes de desempenhar várias funções. Zagueiro de origem, Felipe Camargo atuou mais da metade do jogo contra o Barra na lateral-esquerda, e ainda pode ser volante, assim como o lateral-direito Murillo Lima e o também zagueiro Vitor Becker – outras opções para a partida deste sábado.

Com atacantes de beirada sobrando no grupo, Cris também pode tornar o Brasil mais ofensivo, escalando dois pontas típicos e centralizando David Weslley. Um provável time para atuar em Pato Branco tem Gabriel Oliveira; Murillo Lima, Everton Sena, Vitor Becker e Felipe Camargo; João Torres, Bryan Gabriel e Giovani Alvisi (ou Alexiel); Luiz Henrique, David Weslley e Alison Mira.

Série D | Grupo A8

2ª rodada

Sábado

18h | Azuriz x Brasil
Barra x São Luiz

Domingo

16h | Guarany x Marcílio Dias
18h | São José x Joinville

Acompanhe
nossas
redes sociais