A 18ª Jerra da Canção Nativa inicia hoje em Santa Vitória do Palmar com um recorde de 335 canções inéditas inscritas por compositores de diversas regiões do Estado para a competição. Além disso, durante os quatro dias de festival, o público poderá aproveitar uma programação recheada com sete shows de bandas e artistas renomados. O evento ocorre até domingo, com apresentações diárias a noite e de forma gratuita na Praça General Andrea.
Realizado desde 1985, está é primeira edição da Jerra como patrimônio imaterial de Santa Vitória do Palmar. O reconhecimento da relevância do evento para o fomento da cultura e do turismo na cidade foi aprovado há poucos dias pela Câmara de Vereadores. Para este ano, a expectativa é reunir cerca de dez mil pessoas para prestigiar as músicas tradicionalistas e nativistas.
Nesta primeira noite, o show de abertura da Jerra ficará por conta do cantor João Luiz Corrêa às 21h. Outra atração será a chegada do coelho gaúcho da Páscoa para alegrar o público e a criançada, às 19h. Coordenador do evento e um dos primeiros vencedores da Jerra com a música “Milonga da Lagoa”, Kininho Dornelles, conta que os hotéis já estão com as reservas esgotadas para o evento desde a semana passada.
“Temos músicas inscritas, de Porto Alegre, Santa Maria, Santana do Livramento, vem gente de todo o Estado”. A final da Jerra ocorre no domingo com as 16 canções que passaram para a última etapa do concurso. O primeiro e segundo lugar ganham uma premiação em dinheiro e um troféu da Jerra da Canção Nativa. Outros seis prêmios paralelos vão para intérpretes, instrumentistas, entre outros participantes.
Desde 2023 a Jerra da Canção Nativa foi democratizada com a realização em praça pública. Anteriormente, o evento ocorria no ginásio e no teatro municipal com a cobrança de entrada. Com o patrocínio da prefeitura, a jerra pode passar a ser gratuita.
Fomento ao turismo
Além disso, simultaneamente a Jerra, é realizada a Páscoa das Canções, evento promovido pela prefeitura com espaços como o Feito À Mão Por Um Mergulhão, onde os artesãos locais têm a oportunidade de comercializar seus produtos em diversas bancas, e a praça de alimentação para os visitantes.
Em todas as edições da Páscoa das Canções, a Prefeitura distribui gratuitamente cerca de quatro mil ovinhos de chocolate para as crianças. Os chocolates são adquiridos das chocolateiras do grupo Feito à Mão por um Mergulhão.
Outra atração é a Semana do Butiá, que ocorre até o dia 20 no espaço do Clube Comercial Caixeiral, com a promoção de oficinas para a comunidade sobre o uso do butiá, fruta típica da região de Santa Vitória do Palmar.
A grande variedade de eventos nasce de um movimento do poder público de desenvolver a economia e o turismo na cidade por meio da cultura local.
“Tudo isso fortalece a nossa cidade tão rica em cultura e que neste semana recebe diversos turistas, fortalecendo o nosso desenvolvimento e possibilitando o acesso à cultura a toda comunidade”, diz o secretário de cultura e turismo, Ismáiler Borges.