A Câmara de Pelotas receberá nesta terça-feira uma audiência pública com o secretário de Qualidade Ambiental, Márcio Souza da Silva, e representantes da Aliança Pelotas sobre as dificuldades encontradas pelos empreendedores para receber atendimento por parte da pasta. Empresários reclamam da demora da secretaria em conceder licenças ambientais, falta de pessoal na estrutura do governo e a revogação de licenças que já haviam sido concedidas.
A audiência foi proposta pelo vereador Arthur Halal (PP), que explica que o objetivo do encontro é ouvir o planejamento do secretário para este ano. “A preocupação maior é a burocracia, porque um documento que não é liberado para uma empresa se instalar ou começar uma obra, é emprego parado”, diz Halal. “Queremos entender o lado do secretário, do que está acontecendo para essa demora nas licenças”, afirma.
O coordenador da Aliança Pelotas, Jorge Almeida, espera que o encontro alinhe as expectativas do setor público com o setor privado. “Fizemos uma mobilização junto aos empresários para que a gente possa, primeiro, conhecer o secretário, que a gente não conhece, e manifestar que, se ele veio de fora, a ideia é de que venha para somar, e não para dividir”, afirma. “A cidade não pode parar, as indústrias e as empresas não podem parar, em função de deficiências da secretaria”, diz Almeida.
O secretário Márcio Souza da Silva foi procurado, mas não aceitou conceder entrevista e diz que responderá aos questionamentos na audiência pública. A reportagem questionou o governo sobre o número de licenças emitidas neste ano, mas a secretaria de Comunicação respondeu que os dados estão sendo levantados para serem apresentados nesta terça.