Os dois processos que foram abertos na Comissão de Ética da Câmara de Pelotas devem ter andamento entre hoje e amanhã. Nesta semana, se encerram os prazos para os vereadores Cauê Fuhro Souto (PV) e Fernanda Miranda (PSOL) apresentarem suas defesas por escrito.
Nos últimos dias 2 e 3, foram eleitos os parlamentares que irão conduzir ambos os processos como relatores. No caso de Cauê, o relator será Marcelo Bagé (PL), enquanto no caso de Fernanda, o relator será Marcos Ferreira, o Marcola (UB).
Cauê Fuhro Souto foi denunciado à Comissão de Ética por Ivan Duarte (PT) após uma reportagem do A Hora do Sul revelar que Cauê destinou uma emenda de R$ 625 mil para uma associação em que o próprio irmão aparece como presidente. O caso também é investigado pelo Ministério Público. Cauê nega irregularidades.
As denúncias contra Fernanda Miranda foram feitas por pessoas da comunidade após ela ter sido flagrada com dois cigarros de maconha em um evento de carnaval, no começo de março. O porte de até 40 gramas de maconha não é considerado crime, no entanto, o tema gerou polêmica no Legislativo pelotense.