Os contratos do Pelotas com as empresas Russell Bedford Brasil e Mirar Contabilidade serão desfeitos em breve. As duas fecharam em 2023 uma parceria de três anos com o clube para realização de um diagnóstico da situação administrativa do Lobo, incluindo a possibilidade de transformação futura em Sociedade Anônima do Futebol (SAF).
A intenção de quebra do vínculo partiu das empresas e é motivada pela falta de informações transmitidas pelo clube às parceiras. Designado interlocutor entre a direção áureo-cerúlea e as duas empresas, o conselheiro e ex-presidente Luis Antônio de Mello Aleixo afirma que a Executiva do Pelotas não envia informações necessárias para o andamento do trabalho desde dezembro de 2023.
Aleixo solicitou ao presidente do Conselho Deliberativo (CD), Moacir Elias, a convocação de uma reunião do CD para tratar do assunto, o que ainda não ocorreu. O interlocutor anunciou aos conselheiros seu afastamento da função. A rescisão com as empresas ainda depende de uma reunião no Conselho, já que a assinatura do mesmo contrato foi aprovada pela Executiva e pelos conselheiros.
À reportagem, Aleixo lamentou o vazamento da informação e destacou que não se trata de colocar em xeque qualquer elemento da gestão do clube, mas que a demora do envio das informações impede o avanço dos estudos técnicos das empresas. Segundo ele, a Russell Bedford manifestou interesse em seguir prestando auxílio ao Pelotas mesmo sem contrato.
Apesar do passo atrás, a análise de uma possível alteração em determinados formatos da gestão do Lobo permanece de pé. O presidente do CD, Moacir Elias, não retornou o contato até a publicação desta matéria. O presidente do clube, Rodrigo Brito, não retornou sobre o pedido de entrevista à reportagem. As empresas Russell Bedford Brasil e Mirar Contabilidade também não responderam. O espaço segue aberto.
Futuro
Rebaixado em março no Gauchão, o Pelotas só poderá voltar a jogar em setembro, quando começa a Copinha da Federação Gaúcha de Futebol (FGF). O clube ainda não decidiu se vai disputar a competição, cujo campeão garante vaga na Série D do Brasileirão 2026.