A cidade de Rio Grande registrou ventos superiores a 70 km/h na madrugada de ontem, segundo a Defesa Civil Municipal. Com isso, a estrutura que estava sendo montada para a terceira edição do Festival do Mar (Festimar), que teria início hoje no Centro Histórico, sofreu avarias. Conforme a avaliação da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) que organiza o evento, e a previsão de permanência da chuva e dos ventos fortes na região, optou-se, por medidas de segurança, por adiar o início das atividades para o meio-dia de amanhã e a abertura oficial às 20h no palco principal.
Segundo a presidente da CDL Rio Grande e São José do Norte, Letícia Vanzelote, a melhora das condições climáticas para amanhã foi assegurada por uma meteorologista, o que garantirá a tranquilidade para expositores e público visitante. “Foi uma atitude tomada por nós para assegurar que todos que venham fazer parte da festa, passear e expor, estejam em segurança”, disse.
Com o adiamento, a terceira edição do maior evento do calendário cultural rio-grandino se estenderá até o dia 21 de abril, e terá o show de Duca Leindecker como encerramento.
Estrutura
Os espaços da Feira de Comércio e Serviços do Festimar estão sendo montados no Centro Histórico de Rio Grande. Nela estarão presentes expositores de diversos segmentos, incluindo vestuário, serviços, acessórios, maquiagem, perfumaria, produtos alimentícios, gastronomia (estande e food truck), agricultura familiar, veículos automotores, calçados e artesanato.
Segundo a organização, as avarias não afetaram a estrutura da feira, apenas algumas lonas que cobrem o espaço. Com isso, os expositores poderão seguir a montagem de seus estandes normalmente na quinta-feira.
Em parceria com a Prefeitura do Rio Grande, o público poderá conferir experiências culturais e gastronômicas na Bibliotheca Riograndense e no Mercado Municipal, que permanecerão abertos durante todo o período do Festimar. Uma feira comercial ao ar livre também será outro ponto de visibilidade para os comerciantes locais.
Palco Porto Histórico
Localizado no Marco Zero do Rio Grande do Sul, no cais do Porto Velho de Rio Grande, o chamado “Palco Porto Histórico” receberá as principais atrações musicais do Festival do Mar. Entre elas estará o cantor de sucesso nacional Ferrugem, que subirá ao palco no dia 19 de abril às 21h30min.
A entrada para o show será através do ingresso solidário, que pode ser adquirido através do site Sympla. É necessário que o público porte seu ingresso na hora do evento, além de dois quilos de alimentos não perecíveis.
Além deste, diversos outros shows e apresentações musicais ocorrerão neste espaço, que não teve a estrutura danificada pelos fortes ventos, segundo a organização.
Expectativa
O CDL Rio Grande e São José do Norte espera superar os 150 mil visitantes durante os dez dias de evento e consolidar o Festimar como o maior evento da metade Sul. “Esse ano tem tudo para ser ainda maior, com mais expositores e artistas locais, muito mais turistas e atrações a altura desse público”, projeta a presidente da entidade.