A Confederação Brasileira de Karatê (CBK) confirmou na última semana a Taça Cidade de Pelotas como Open Nacional 2025, somando pontos para o ranking anual da CBK. O evento será realizado no dia 25 de outubro, um sábado, a partir das 9h, no Ginásio Municipal.
O evento chega neste ano à terceira edição depois de grande sucesso em 2023 e 2024, quando aproximadamente 20 cidades de todo o Rio Grande do Sul e do Uruguai foram representadas em cada evento. Agora, o projeto é ter um alcance ainda maior em nível nacional.
Cada estado pode ter apenas um evento no Circuito Nacional (Open), devendo seguir diversos requisitos da CBK, como, por exemplo, arbitragem de nível nacional ou internacional. De acordo com Ilton Marques, professor de karatê com quase 50 anos de experiência e organizador das duas primeiras edições da taça, as expectativas são grandes.
“Pelotas tem muita força através de atletas de alto rendimento. Porém, é fundamental que também tenhamos atletas de fora vindo competir em nossa cidade. Esse foi o nosso objetivo três anos atrás quando decidimos realizar evento aqui: proporcionar facilidade aos atletas pelotenses por poderem lutar em casa, com menos gastos e ao lado da família e amigos, além de movimentar economicamente a cidade com a presença de centenas de participantes”, afirma Marques.