Falta de entrevistadores nos Cras dos bairros provoca filas no CadÚnico

Demora

Falta de entrevistadores nos Cras dos bairros provoca filas no CadÚnico

Concentração do atendimento no Centro gera espera de horas para os beneficiários e prefeitura encaminha contratação de 15 servidores para suprir déficit

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Atualizado segunda-feira,
07 de Abril de 2025 às 14:37

Falta de entrevistadores nos Cras dos bairros provoca filas no CadÚnico
Com longas filas, usuários enfrentam demora para atendimento. (Foto: Victoria Fonseca)

Com a centralização temporária do serviço de acesso a benefícios sociais na sede do Cadastro Único (CadÚnico), localizada no Centro, quem precisou realizar a atualização de dados ou o cadastramento nas últimas semanas teve que enfrentar uma espera de horas para ser atendido. Na sexta-feira, os usuários que chegaram no local às 08h foram chamados por volta de 11h30.

A espera pode ser considerada razoável em comparação ao tempo enfrentado por quem recorreu ao serviço na última segunda-feira. Uma mulher, que preferiu não ser identificada, relata ter chegado na fila às 7h e ter sido atendida somente às 14h. Além disso, o número de fichas distribuídas para o dia se esgotaram no início da manhã, logo após a abertura do CadÚnico. “Tinha idosos, grávidas, mulheres que recém tinham ganhado bebe. Eu não sei se as pessoas tinham dinheiro para poder comprar alguma coisa para comer enquanto esperava porque a gente fica sete horas lá”.

A usuária também reclama da falta de acessibilidade no prédio do CadÚnico, localizado na rua General Osório. Problema constatado pela reportagem em visita ao local. Diante do difícil acesso pela escada com angulo inclinado, um idoso precisou acessar o prédio por uma entrada alternativa. Uma das pessoas presentes no local, a Fabiane Gomes, aguardava atendimento há cerca de três horas.

Desempregada, ela precisava realizar a atualização cadastral para continuar recebendo o benefício social. Antes esse processo era realizado no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Porto, bairro em que reside.

No entanto, os atendimentos nos Cras dos bairros foram suspensos em março devido à falta de entrevistadores, responsáveis por colocar no sistema os dados informados pelos usuários, tanto nos cadastros novos, quanto nas atualizações. A partir disso, o processo foi centralizado no CadÚnico do Centro, o que tem provocado a demanda reprimida e as filas.

Conforme informações da prefeitura, foi encaminhado o processo de contratação dos 15 servidores que estão em falta nas unidades. Em nota, a Secretaria de Assistência Social (SAS) salienta que apesar disso, outros atendimentos dos Cras continuam sendo realizados normalmente.

Após a contratação dos novos entrevistadores deverá ser organizada a descentralização em etapas, conforme a demanda de cada território dos Cras. Até lá, informações, atualizações e novos cadastros continuam na sede do Cadastro Único (rua General Osório, 500), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A orientação da secretaria ressalta ainda que as atualizações do CadÚnico devem ser feitas apenas nas datas já previstas: a cada dois anos, ou se houver mudanças na família, como casamento, divórcio, morte de um integrante, mudança de endereço ou de escola das crianças.

Mais de 40 programas são vinculados ao Cadastro Único, como o Programa Bolsa Família (PBF), o Pé de Meia, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a Tarifa Social de Energia Elétrica. Em Pelotas, são mais de 58,9 mil famílias cadastradas.

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