Hoje é Dia da Saúde e em Pelotas uma reflexão rápida expõe a dualidade do tema. Ao mesmo tempo em que estamos empolgados com a possibilidade de nos tornarmos um grande centro estadual de saúde a partir da criação de dois novos hospitais públicos, enfrentamos filas homéricas e baixos índices de vacinação. Os números são legados de anos de pandemia, ataques à vacinação e negacionismo sobre o tema. Sem contar o baixo investimento no setor, aliado à absurda tabela SUS que impede os hospitais de terem saúde financeira.
Pelo ângulo positivo, temos a faca e o queijo na mão para posicionar Pelotas como uma cidade referência para o Estado, talvez para o país, no tema. Com o novo Hospital Regional de Pronto Socorro e a ampliação do Hospital Escola da UFPel, ambos na mesma região da cidade, vamos ampliar o atendimento. Isso aliado a duas universidades de ponta e a todas as outras casas de saúde vai nos colocar numa posição privilegiada. Acerta a prefeitura de propor no PAC o Vale da Saúde. Temos um cenário bem desenhado para ter um pedaço do município centralizando serviços, facilitando logística e atraindo pessoas de fora para procurar tratamento aqui. Isso melhora a vida de nossos cidadãos e impulsiona a economia.
Pelo lado negativo, ainda há uma fila enorme de pessoas que aguardam por exames e cirurgias, uma sociedade que colocou o básico da medicina em descrédito, como a vacinação, e uma crise regional com as Santas Casas de São Lourenço do Sul e Rio Grande enfrentando dificuldades financeiras profundas. Além disso, faltam UPAs, o atendimento nas UBSs passa longe do ideal e a secretaria municipal de Saúde vai ter muito trabalho para correr atrás do prejuízo dos últimos anos – cenário que é encontrado em quase todo o país.
É mais um cenário em que o futuro está bem desenhado, mas o presente traz desafios enormes a serem encarados. Com a união de Pelotas em torno desta ideia, podemos dar um salto. Para isso, é preciso colocarmos políticos de linhas opostas, empresários e lideranças agindo na mesma direção. Hoje, soa utópico, mas se isso funcionar, é 99% do caminho andado.