O balanço até as 18h de segunda-feira (22) mostrou o que já se percebia: a 30ª Fenadoce tem aumento de público. Até o levantamento, 601 mil doces foram vendidos para 85.050 visitantes. O aumento de público é de 5% em relação a 2022. Mas embora seja um elemento indispensável do evento, os docinhos não são o único atrativo que encanta os visitantes da Feira Nacional do Doce.
O evento também conta com várias outras atrações que integram uma programação eclética e diversa, que pode ser aproveitada por pessoas de todas as faixas etárias. Com festivais culturais e apresentações artísticas, espetáculos de gastronomia e praça de alimentação, além de pavilhões do comércio em geral, agricultura familiar e parque de diversões, a Feira é feita para cativar os olhares da família inteira.
Diversão e adrenalina
Um dos diferenciais da feira neste ano é o parque de diversões, Adventure Park. Com novas estruturas e brinquedos diferentes, o setor pode ser aproveitado por públicos de idades variadas. Mesmo assim, o espaço é tomado inevitavelmente por crianças e adolescentes sedentos por adrenalina, principalmente em dias em que ocorrem as excursões de colégios da região. Foi o caso desta segunda-feira. Antes mesmo da abertura dos portões, às 14h, estudantes aguardavam a liberação da entrada na feira. Assim que o acesso foi concedido, a grande maioria atravessou a parte dos estandes e foi em direção aos brinquedos.
Oficina Culinária de Aproveitamento Integral
Na tarde desta segunda, o espaço do Festival de Gastronomia Fecomércio recebeu uma oficina culinária que instruiu o público sobre maneiras de aproveitar integralmente os alimentos. Nutricionista do Programa Mesa Brasil do Sesc, Ariane Moura foi quem ministrou a aula. “É um programa de combate à fome e desperdício de alimentos. A gente recolhe alimentos de parceiros e distribui para instituições sociais não governamentais”, descreve a nutricionista.
Um costume comum das pessoas é colocar as cascas dos alimentos no lixo. Segundo Ariane, essas partes podem ser aproveitadas e utilizadas em novos alimentos ricos em nutrientes. Uma das receitas ensinadas por ela é uma “bananada” utilizando a casca de banana. O segredo, conforme explica, é trabalhar com as cascas como nos outros doces.
“Todo alimento tem mais valor nutricional na sua casca do que na polpa. A gente acaba colocando fora o que é mais importante. Por exemplo, a banana tem mais potássio na casca, que é descartado, do que na própria fruta”, informa. “Também a função financeira, porque tu tá jogando fora um alimento que é próprio para consumo”, conclui.
Receita de geleia de beterraba e banana com casca
Ingredientes:
– 2 xícaras (chá) de beterraba picada
– 2 xícaras (chá) de banana com casca picada
– 2 xícaras (chá) de água
– 1 xícara (chá) de açúcar
Modo de Preparo:
Bata no liquidificador a beterraba, a banana e a água. Coloque em uma panela, acrescente o açúcar e leve ao fogo para apurar até o ponto de geleia.