Entre as empresas de mais de 70 categorias dos setores produtivos do Rio Grande do Sul, cinco da região sul se destacaram como as mais lembradas e preferidas, na tradicional pesquisa Marcas de Quem Decide, realizada em 47 municípios. Na 27ª edição da análise, o arroz Tio João manteve a liderança entre as marcas de arroz. Já a Biscoitos Zezé cresceu 6% em preferência, ocupando o segundo lugar em sua categoria.
Além disso, ocuparam o 3º lugar de marca mais lembrada no Estado em suas respectivas categorias, o supermercado Guanabara e a água sanitária Clorofina. Outro empreendimento que ganhou notoriedade no grupo de escritórios jurídicos, foi o Lindenmeyer, de Rio Grande. Realizada pelo Instituto de Pesquisas de Opinião (IPO), de Pelotas, a pesquisa Marcas de Quem Decide elencou cinco mil marcas gaúchas.
O estudo é conduzido com base na opinião de lideranças públicas e gestores de diversos setores produtivos do Estado. Ou seja, aqueles “que decidem”, como explica a cientista a frente do IPO, Elis Radmann. Para elencar as marcas preferidas e mais lembradas foram ouvidas 400 lideranças dos 47 municípios com maior representatividade no PIB gaúcho.
Conforme a cientista, as marcas destacadas têm, além de força de nome, critérios como credibilidade e reputação. “Elas têm a adesão dos consumidores, os líderes não vão indicar marcas que eles gostem, mas sim marcas que têm respeitabilidade e credibilidade das pessoas”, diz.
O reconhecimento de marcas da região sul
De acordo com a cientista, a 27ª edição do Marcas de Quem Decide demonstrou a estabilidade de marcas que há várias edições se destacam como líderes de suas categorias. Como os pelotenses, arroz Tio João, da empresa Josapar, e os Biscoitos Zezé, que fica atrás apenas da marca Isabela. Ambos os empreendimentos têm como característica um produto que abrange todo o Estado e inclusive outras partes do país.

Biscoitos Zezé teve crescimento de 6% na pesquisa em relação ao ano anterior. (Foto: Divulgação)
O reconhecimento das marcas é ainda maior na região sul. O arroz Tio João, por exemplo, tem 44,75% do percentual geral de lembrança, mas na região a taxa sobe para 51,40%. Da mesma forma, o biscoito Zezé é lembrado por 75,70% dos ouvidos na Zona Sul, enquanto o percentual geral no Estado é de 22,80%. “As marcas com mais de 50% são marcas dominantes, com essa dominância temos da região, o Tio João, a Zezé e o Guanabara”, diz Elis.
Líder no mercado de arroz
Segundo o Diretor Nacional de Vendas da Josapar, Rodrigo Gross, receber o primeiro lugar no ranking de arroz é uma conquista que reafirma o compromisso que a empresa tem, há décadas, com a qualidade, a inovação e a confiança dos consumidores. Gross destaca ainda que o primeiro lugar reflete o trabalho incansável de toda a equipe, dedicada diariamente para levar à mesa dos brasileiros um arroz de excelência. “Também é um reconhecimento à nossa busca constante por inovação, garantindo que os produtos atendam às expectativas dos consumidores e acompanhem as tendências do mercado”.