Contra o Inter-SM, Pelotas abre mata-mata valendo um lugar na elite
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Sexta-Feira20 de Setembro de 2024

Divisão de Acesso

Contra o Inter-SM, Pelotas abre mata-mata valendo um lugar na elite

Áureo-Cerúleo conta com o fator local para, em jogo às 20h desta segunda (22), construir vantagem

Por

Contra o Inter-SM, Pelotas abre mata-mata valendo um lugar na elite
Ariel Lanzini pode repetir equipe titular, já que não há atletas suspensos (Foto: Jô Folha)

O Pelotas faz na noite desta segunda-feira (22) um de seus jogos mais importantes nos últimos anos. Na Boca do Lobo, o Áureo-Cerúleo recebe o Inter-SM, às 20h, pela partida de ida da semifinal da Série A-2 do Campeonato Gaúcho. O objetivo da equipe de Ariel Lanzini é fazer o mesmo que conseguiu diante do Glória, na fase anterior: abrir vantagem para decidir como visitante. Quem avançar à final da competição sobe para a elite do Gauchão de 2025.

Para o “primeiro tempo” dos 180 minutos que separam o time azul e ouro do retorno à elite após três anos, a direção anunciou promoção de ingressos. Nesta segunda-feira o valor subiu para R$ 20, mas mulheres com a camisa do clube e crianças de até 12 anos têm acesso livre. As entradas estão à venda no site Eleven Tickets e na Central do Sócio da Boca do Lobo.

Divisão de Acesso
Semifinais

Jogos de ida

Segunda-feira (22)
20h | Pelotas x Inter-SM
Passo Fundo x Monsoon

Jogos de volta

Domingo (28)
15h | Inter-SM x Pelotas
15h30min | Monsoon x Passo Fundo

Lanzini enfatiza aspecto mental

O fim de semana sem jogos foi de preparação para o Pelotas. O elenco treinou no sábado e no domingo. Nenhum atleta está suspenso. Ariel Lanzini pode repetir a escalação que enfrentou o Glória na quarta-feira. A principal interrogação, ao menos externamente, volta a ser o companheiro de Christianno na dupla de volantes: Kriguer ou Alysson Caucaia.

Para o técnico do Lobo, os momentos adversos enfrentados pela equipe durante a competição fortalecem o lado psicológico às vésperas das partidas mais importantes da temporada. “Vai ser duro, difícil. Mas pelas oscilações, momentos ruins e bons que a gente viveu no campeonato, cria casca. A gente vivenciou muitas adversidades e isso é importante”, disse o treinador em entrevista coletiva.

Investimento alto e caras conhecidas

Do lado oposto estará o clube de maior investimento para esta edição da Divisão de Acesso. Sem disputar a elite estadual desde 2011, o Inter-SM apostou forte para conseguir retornar neste ano. O técnico é Daniel Franco, que soma dois acessos na carreira. O goleiro Rafael Copetti, os volantes David Cunha e Mateus Santana, o meia Jean Roberto e os atacantes Jarro, Pepeto e Michel estão no time de Santa Maria e já passaram pelo Pelotas.

O repórter Pedro Pereira, que acompanha o time, destaca a homogeneidade do grupo e o comando de Daniel Franco como principais trunfos do rival do Lobo. “A gente costuma falar que o Inter-SM é capaz de ter quase dois times titulares completos. Mais da metade das funções tem reposições à altura”, diz.

A plataforma tática da equipe é o 4-4-2, com três meio-campistas centrais: Allan Christian, David Cunha e Fabrício Lusa. Jean Roberto é o meia mais avançado; Jarro e Michel compõem dupla de ataque. Os artilheiros do Inter-SM na Série A-2 são Michel e David Batista, centroavante reserva, com quatro gols cada.

Após somar 27 pontos na primeira fase, a equipe do Centro do Estado deixou o Veranópolis pelo caminho nas quartas de final. Na Serra, houve empate sem gols. Em Santa Maria, o zagueiro Léo Santos, do VEC, marcou contra em lance que decidiu a eliminatória. O time de Daniel Franco soma nove vitórias, quatro empates e três derrotas em 2024.

Histórico do confronto

O último acesso de cada um dos clubes foi em cima do adversário desta semifinal. O Inter-SM subiu em 2007 graças a uma vitória por 2 a 1 sobre o Pelotas, em Santa Maria. A partida era válida pelo octogonal final, mas o confronto era direto: se o Lobo pontuasse, levaria a vaga na elite.

Em 2018, o Áureo-Cerúleo deu o troco também em uma semifinal de Série A-2. Giovane Gomes e Hugo Sanches garantiram o triunfo por 2 a 0 no estádio Presidente Vargas. A equipe então dirigida por Paulo Porto carimbou o acesso ao bater o Inter-SM por 1 a 0 na Boca do Lobo. Depois, acabou campeã contra o Aimoré.

Neste ano, houve dois confrontos pela primeira fase. Na estreia, Michel decretou a vitória por 1 a 0 dos santa-marienses em Pelotas. Há menos de duas semanas, o Lobo buscou empate por 2 a 2 fora de casa e se manteve vivo na competição. Chegou a hora do tira-teima.

Prováveis escalações

Pelotas: Allan Thiago; Hélder, Yuri, Heverton e Adryel; Kriguer (ou Caucaia), Christianno, Vitor Júnior; Marcelinho, Fauver Frank e Warlei. Técnico: Ariel Lanzini.

Inter-SM: Rafael Copetti; Mizael, Tairone, Rodrigo Augusto e Márcio Goiano; Allan Christian, David Cunha, Fabrício Lusa e Jean Roberto; Jarro e Michel. Técnico: Daniel Franco.

Horário: 20h desta segunda-feira.

Transmissão: TV Lobão no YouTube.

Árbitro: Roger Goulart.

Local: Boca do Lobo.

Ingressos: R$ 20 | mulheres com a camisa do Lobo não pagam.

Acompanhe
nossas
redes sociais