IFSul lidera implementação do programa  Partiu IF na região Sul do Brasil

Educação

IFSul lidera implementação do programa Partiu IF na região Sul do Brasil

Alunos participantes receberão uma bolsa mensal de R$ 200 para incentivar a permanência

Por

IFSul lidera implementação do programa  Partiu IF na região Sul do Brasil
Cada campus abrirá uma turma de 40 estudantes dentro do programa. (Foto: Jô Folha)

Iniciativa do Ministério da Educação (MEC) busca oferecer aulas e atividades para a recuperação de aprendizagens de estudantes do 9º ano do ensino fundamental, matriculados em escolas públicas, com o objetivo de ampliar o acesso desses alunos ao ensino médio na rede federal de educação.

O programa terá início em abril e contará com turmas em todas as unidades do IFSul e no campus de Rio Grande do IFRS.

Além da implementação local, o IFSul é responsável por coordenar a iniciativa nos demais institutos federais da região Sul do país. Ao todo, serão disponibilizadas 4.240 vagas, com editais de inscrição previstos para publicação ainda em março.

Inclusão e recuperação

Com um total de 320 horas de curso, o Partiu IF ocorrerá entre abril e novembro de 2025.

A formação será dividida entre Educação Básica, com disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza, e Educação Suplementar, que inclui oficinas de redação e resolução de problemas, debates, acompanhamento psicopedagógico, monitoramento acadêmico e emocional dos estudantes.

O programa é voltado exclusivamente para alunos do 9º ano do ensino fundamental que atendam a pelo menos um dos seguintes critérios:

> ter estudado integralmente em escolas públicas;
> pertencer a famílias com renda igual ou inferior a um salário-mínimo per capita;
> ser autodeclarado preto, pardo, indígena ou quilombola;
> possuir alguma deficiência.

Além do reforço escolar, os estudantes receberão uma bolsa mensal de R$ 200, como forma de incentivo à participação e permanência.

Desafios e perspectivas

Para o reitor do IFSul, Flavio Nunes, um dos principais desafios do programa será garantir que os alunos consigam acompanhar e concluir o curso.

Ele destaca ainda que o IFSul foi um dos primeiros institutos a aderir ao programa nacionalmente e acredita que a iniciativa pode ser expandida no futuro.

Em Rio Grande as expectativas são as melhores. Segundo o diretor Carlos Fernandes Jr., o campus está preparado para receber esses estudantes e a comunidade.

Inscrições

As aulas do Partiu IF acontecerão nos próprios campi dos institutos federais. As inscrições serão realizadas por meio de editais individuais de cada unidade, que devem ser publicados até o fim de março.

Cada campus abrirá uma turma de 40 estudantes.

O programa busca garantir a igualdade de oportunidades, incentivando o ingresso e a permanência dos alunos no ensino técnico federal, além de contribuir para a melhoria da aprendizagem e o sucesso acadêmico dos participantes

Acompanhe
nossas
redes sociais