Não é qualquer entidade que completa 60 anos. A Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) foi fundada em 1964, no começo da ditadura militar, e desde então é uma referência ao congregar os prefeitos da região. Cada um tem suas preferências ideológicas, mas o ambiente plural e técnico da Azonasul impede que o debate seja poluído pela politicagem e permite que se faça política de verdade, olhando para os problemas reais das nossas cidades.
O prefeito de Pinheiro Machado, Ronaldo Madruga (PP), é o primeiro presidente da associação nesse novo ciclo de governos. Em seu segundo mandato, Madruga chega à Azonasul com a missão de manter a entidade coesa e integrar os prefeitos recém chegados.
Cada gestor tem a sua frente os desafios de seu tempo. Hoje, os impactos das mudanças climáticas e as estratégias para o desenvolvimento econômico precisam ser prioridades centrais. A Azonasul, com a credibilidade conquistada através das décadas, pode ser um dos faróis para guiar toda a região, da iniciativa privada ao poder público, rumo ao futuro que a Zona Sul merece.
Boa sorte ao novo presidente e aos prefeitos da Azonasul!