Avanço no atendimento a vítimas
Edição 18 de fevereiro de 2025 Edição impressa

Sexta-Feira28 de Fevereiro de 2025

Opinião

Douglas Dutra

Douglas Dutra

Jornalista

Repórter e colunista de política do A Hora do Sul | douglas.dutra@ahoradosul.com.br

Avanço no atendimento a vítimas

Por

Atualizado quinta-feira,
27 de Fevereiro de 2025 às 10:39

A inauguração do Espaço Bem-Me-Quer na sede do Ministério Público em Pelotas marca um passo significativo na busca por justiça e apoio às vítimas de crimes. A iniciativa, que oferece atendimento jurídico, psicológico e social a vítimas e suas famílias, reconhece a necessidade de ir além da punição aos criminosos, focando na recuperação e no amparo àqueles que sofreram com a violência.

Historicamente, o sistema de justiça tem priorizado a punição dos agressores, negligenciando as necessidades das vítimas. Essa abordagem deixa as vítimas em uma situação de vulnerabilidade, muitas vezes revitimizadas por um sistema que não oferece o suporte necessário para sua recuperação. O Espaço Bem-Me-Quer rompe esse ciclo, criando um ambiente acolhedor e seguro onde as vítimas podem encontrar o apoio necessário para reconstruir suas vidas.

Espaço Bem-me-Quer fica na sede do Ministério Público em Pelotas (foto: Douglas Dutra)

O sucesso dessa iniciativa depende do envolvimento de toda a sociedade. A população pode contribuir divulgando o Espaço Bem-Me-Quer e conscientizando a comunidade sobre a importância do apoio às vítimas de crimes. As instituições, por sua vez, podem estabelecer parcerias com o Ministério Público, ampliando a oferta de serviços e fortalecendo a rede de apoio às vítimas.

Acompanhe
nossas
redes sociais