Região tem mais de 250 farmácias cadastradas no Farmácia Popular
Edição 18 de fevereiro de 2025 Edição impressa

Quarta-Feira26 de Fevereiro de 2025

Saúde

Região tem mais de 250 farmácias cadastradas no Farmácia Popular

Governo federal anunciou ampliação da gratuidade de medicamentos através do programa

Por

Região tem mais de 250 farmácias cadastradas no Farmácia Popular
Farmácias são identificadas pela logomarca do programa. (Foto: Bárbara Vencato)

Durante pronunciamento em cadeia nacional, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou a ampliação da gratuidade dos medicamentos no Programa Farmácia Popular. Agora, 41 medicamentos essenciais, como os utilizados no tratamento de diabetes, hipertensão e asma, além de itens como fraldas geriátricas, serão disponibilizados gratuitamente. A medida tem como objetivo facilitar o acesso a tratamentos médicos, com os usuários podendo retirar seus medicamentos em farmácias conveniadas apenas com a apresentação de receita médica e documento de identidade.

O impacto do programa na Região Sul do estado é significativo. De acordo com o Ministério da Saúde, mais de um milhão de pessoas são atendidas anualmente pelo programa em todo o Brasil, com destaque para a população idosa. Na região, até 31 de dezembro de 2024, 261 farmácias estavam cadastradas. Cidades como Pelotas, Rio Grande e Canguçu já contam com amplo número de farmácias credenciadas.

115 farmácias em Pelotas

Em Pelotas, por exemplo, 115 farmácias estão credenciadas, garantindo amplo acesso aos moradores da cidade e região. A cidade tem um grande número de usuários do programa. Segundo a farmacêutica Kassia Michelsen, só na empresa onde ela é responsável são atendidas entre mil e duas mil pessoas mensalmente. A rotina para utilizar o benefício é simples: o paciente apresenta a receita médica e o documento de identidade, realiza o cadastro na farmácia e já pode retirar os medicamentos necessários.

Um funcionário de outra farmácia credenciada, afirma que a inclusão do Forxiga, medicamento utilizado para tratamento de diabetes, na lista de itens gratuitos fez aumentar a procura. Ele relata que de 400 pessoas atendidas por dia, metade são usuários do programa.

Elogio de quem utiliza

Ernesto Muñoz, usuário do Farmácia Popular há mais de 10 anos, destaca a importância do programa em seu tratamento diário. Morador de Pelotas, ele utiliza os medicamentos para diabetes e hipertensão fornecidos pelo programa e, segundo ele, a gratuidade faz toda a diferença para a continuidade do seu tratamento.

Acompanhe
nossas
redes sociais