Neste período de Carnaval, o Hemocentro Regional de Pelotas (Hemopel) realiza campanha de doação de sangue. A ação visa fortalecer os estoques do hemocentro, que enfrentam uma queda considerável durante o feriado prolongado, período em que muitas pessoas viajam e as doações diminuem substancialmente.
A coordenadora do Hemopel, Gisele Ortiz, destaca a importância dessa mobilização, especialmente entre dezembro e fevereiro, quando o estoque de sangue cai drasticamente, como está acontecendo neste momento em que o estoque está abaixo do nível considerado seguro para atender a demanda da região. “Precisamos de mais doadores, pois a demanda segue alta, mesmo com a redução nas doações”, explicou Gisele.
Campanha por doação
Há nove anos, o Deputado Daniel Trzeciak (PSDB) lidera a campanha Unidos Pelo Bem, que visa sensibilizar a população sobre a importância da doação de sangue, especialmente durante o Carnaval. O parlamentar destacou a relevância do gesto de cidadania envolvido na doação de sangue. “É algo simples, rápido e que pode salvar até quatro vidas”, completou.
Para alegrar o dia de doações e entrar no espírito de doação da folia, o Bloco Burlesco Bafo da Onça participou da ação tocando marchinhas e divertindo doadores e a equipe do hemocentro. A participação de cidadãos engajados como Vinícius Centeno, também participante do Bloco, reflete o impacto positivo de ações como esta. Segundo ele a experiência é tranquila, indolor e não demora 15 minutos. Cristina Rodrigues Silveira, outra doadora regular, ressaltou a importância da responsabilidade social ao doar. “É uma sensação muito boa saber que estou ajudando quem realmente precisa”.
Como doar
O Hemopel fica localizado na avenida Bento Gonçalves, 4569 e fica aberto de segunda a sexta-feira das 07h30min às 17h30min sem fechar ao meio dia. Para doar sangue você precisa:
- Estar em boas condições de saúde;
- Apresentar documento oficial de identidade com foto;
- Ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que os candidatos a doadores com menos de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal;
- Pesar no mínimo 50 quilos com desconto de vestimentas;
- Não estar em jejum e evitar alimentação gordurosa;
- Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas;
- Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação;
- Não fumar pelo menos duas horas antes da doação;
- Recomenda-se reforço na hidratação.
- O limite de idade para a primeira doação é de 60 anos;
- Se trabalha no período noturno, compareça após seu horário diurno de trabalho.