Evolução defensiva é prioridade do Pelotas às vésperas do clássico
Edição 18 de fevereiro de 2025 Edição impressa

Quarta-Feira26 de Fevereiro de 2025

Semana Bra-Pel

Evolução defensiva é prioridade do Pelotas às vésperas do clássico

Apesar dos seis gols anotados nos últimos três jogos, Lobo foi vazado sete vezes no mesmo recorte

Patrocinadores Gauchão 2025

Por

Atualizado terça-feira,
25 de Fevereiro de 2025 às 17:54

Evolução defensiva é prioridade do Pelotas às vésperas do clássico
Elenco áureo-cerúleo folga nesta terça-feira e inicia na quarta a preparação de olho no Bra-Pel de domingo (Foto: Lucas Rhamon - ECP)

Para o Pelotas, evitar o rebaixamento passa diretamente por uma evolução defensiva. Apesar dos seis gols marcados nos três jogos sob comando de Alessandro Telles, o Lobo foi vazado em sete ocasiões e não venceu. Na partida anterior à chegada do treinador, o time viu o Grêmio balançar as redes cinco vezes. Nos pouco mais de 360 minutos desse recente recorte, portanto, o Áureo-Cerúleo sofreu 12 gols.

A última vez que a defesa azul e ouro passou um jogo em branco foi justamente no Bra-Pel. Pela frente, agora, serão dois duelos contra o rival. O primeiro deles às 19h de domingo, na Boca do Lobo. A comissão técnica vai ter uma inédita semana cheia para recuperação e treinamento. Os atletas se reapresentaram na manhã desta segunda-feira (24) para uma atividade, mas folgam nesta terça, iniciando na quarta a preparação para o clássico.

“Nós vamos fazer mais alguns ajustes dentro da equipe do Brasil, mas eu volto a frisar uma coisa. Em três partidas essa equipe fez seis gols. Então nós temos que achar um equilíbrio na parte defensiva, nessa nossa abordagem ao adversário, não dar tanto espaço ao adversário. Esse vai ser o maior desafio durante a semana”, admitiu Telles em coletiva após o empate com o Avenida.

O treinador reforçou o discurso do executivo Filipi Cruz, cuja avaliação apontou o aspecto psicológico como determinante para as vitórias parciais que escaparam nas últimas partidas. “A questão de atitude, de inteligência emocional, é o fator que a gente está errando, que nós estamos pecando […] O que nós temos que dizer para o torcedor? Que nós vamos trabalhar incessantemente e que o Pelotas não vai ficar nessa situação”, disse.

Recuperação de atletas

A semana sem jogos vai servir também para reduzir o desgaste do grupo e tentar recuperar atletas lesionados. Contra o Avenida, os laterais Vidal e Bruno Ré e o atacante Warlei permaneceram fora. Mas surgiram novas preocupações: Vitinho, Cesinha e Ruster, todos substituídos durante a partida de domingo.

Vitinho sofreu uma pancada. Cesinha não participou dos dois treinos prévios ao último jogo, preservado, e já era esperado que não ficasse os 90 minutos em campo. O meia apresenta um incômodo no músculo adutor da coxa. Ruster, segundo Telles, não voltou para a etapa final diante do Avenida por sentir o ritmo e o calor.

“Agora é tempo, ainda bem que temos essa semana cheia. Temos que avaliar, nós temos a semana pra treinar, mas principalmente para recuperar vários atletas”, afirmou o técnico. Por outro lado, Bryan Gabriel volta de suspensão. Tiago Troleze estreou na lateral-esquerda em seu lugar no domingo.

Programação do Pelotas

Terça: folga
Quarta: treino às 9h
Quinta: treino às 16h
Sexta: treino às 16h
Sábado: treino às 9h
Domingo: Pelotas x Brasil às 19h

Todos os treinos serão na Boca do Lobo.

Quadrangular do rebaixamento
3ª rodada

Domingo (2)
16h | Avenida x São José
19h | Pelotas x Brasil

Acompanhe
nossas
redes sociais