Volta às aulas na UCPel conta com 800 novos alunos
Edição 18 de fevereiro de 2025 Edição impressa

Terça-Feira25 de Fevereiro de 2025

Educação

Volta às aulas na UCPel conta com 800 novos alunos

Na Medicina, curso mais procurado na universidade, 20% dos estudantes ingressaram pelo Prouni com bolsa 100%

Por

Atualizado segunda-feira,
24 de Fevereiro de 2025 às 20:18

Volta às aulas na UCPel conta com 800 novos alunos
Aulas foram iniciadas nesta segunda-feira. (Foto: Bruno Bohm)

O ano letivo de 2025 começou nesta segunda-feira (24) na Universidade Católica de Pelotas (UCPel) com 800 novos alunos. Dos novos estudantes, 224 foram admitidos na Faculdade de Medicina, sendo que 20% são beneficiários do Prouni com bolsa integral. O ingresso na Católica se estende até março, com isso a expectativa é um aumento de 18% no número de discentes em relação a 2024.

Com uma programação intensa, a segunda-feira foi dedicada à recepção e integração dos alunos da Universidade. Para os calouros da Medicina a programação iniciou às 08h e se estendeu até o final da tarde, com visita guiada às salas de aulas e laboratórios do Campus da Saúde Dr. Franklin Olivé Leite. Considerada a maior Escola Médica do Rio Grande do Sul, a Medicina é o curso mais procurado da UCPel.

Novos estudantes e futuros médicos

Inspirada pela dinda médica pediátrica, a Sofia Peres se dedicou durante todo o Ensino Médio para realizar o sonho de ingressar na faculdade de Medicina. Meta que se tornou realidade logo após a conclusão do terceiro ano diante do apoio da família. “É muito empolgante tu entrar numa faculdade que tu se identifica, então só por isso eu já tô muito feliz, muito realizada. A expectativa é sair com uma formação médica boa e como uma profissional segura”, relata.

A estudante ainda não tem certeza sobre a especialidade que deverá escolher após os seis anos de formação, mas já revela o interesse pela neurologia. No entanto, para Sofia o mais importante é se tornar uma médica que ofereça o melhor acolhimento possível para os pacientes. “Isso é o que o pessoal do curso de medicina da UCPEL prega, é essa parte humanizada, de tu entender que tu tem que tratar a pessoa e não a doença. Então, eu só espero realizar meu trabalho de uma forma muito boa”.

O calouro Luiz Antonio Sparvoli relata que a escolha pela medicina ocorreu muito cedo, ainda na infância, ao acompanhar o pai gastroenterologista estudando as enciclopédias de pólipos. “Eu me sentava do lado dele e começava a perguntar aquilo que estava ali. Eu não tinha nojo daquilo, ficava observando, para ver se eu entendia”, conta. O objetivo de Sparvoli é se dedicar ao máximo no curso para que o pai, já idoso, tenha a oportunidade de vê-lo se tornar um médico assim como ele.

A formação

Conforme a pró-reitora acadêmica, Moema Nudilemon Chatkin, o comprometimento da Universidade é para que a Sofia e o Luiz Antônio, assim como todos os estudantes da UCPel, se formem profissionais humanos, éticos, competentes a atuar em todos os níveis da sua profissão, com capacidade para identificar, lidar e resolver problemas da sociedade conscientes da sua responsabilidade social.

Infraestrutura da Medicina

Para os alunos da Medicina, Moema destaca a rede de ensino prático da Universidade composta pelo Hospital Universitário São Francisco de Paula e o Campus da Saúde, entre outros espaços. “É o ambulatório de especialidades médicas de quase todas as áreas clínicas e cirúrgicas e; as nossas unidades básicas de saúde que estão sob nossa gestão, onde os professores atuam na assistência junto com os estudantes”.

A UCPel possui cerca de 4,5 mil alunos, distribuídos entre modalidades presenciais e de Ensino a Distância (EAD).

Acompanhe
nossas
redes sociais