Ocorreu na tarde desta quinta-feira (18) a 4ª edição do Simpósio de Tecnologia Hospitalar, no Auditório do Sicredi, em Pelotas. O evento reuniu atores da área da saúde, com painéis, rodada de pitchs e palestras sobre inovações no setor.
Neste ano, 200 pessoas inscreveram-se para o evento, um número três vezes maior do que da primeira edição “Nos surpreendemos, teve um aumento e uma procura muito grande”, revela Diovana Matos, gerente-administrativa da Beneficência Portuguesa, entidade organizadora do Simpósio.
Participaram gestores hospitalares, profissionais da área da saúde, como médicos, farmacêuticos e enfermeiros, e empresários do setor. “Também indústrias, hospitais, fornecedores de medicamentos, órteses e próteses, escolas, representantes do Hospital Mãe de Deus, da parte de inovação, e também do Hospital São Lucas. Procuramos ter esse público de diversas áreas”, diz Diovana.
Importância do evento
Novos relacionamentos, acesso a novos produtos e técnicas, e até negócios são firmados através do simpósio. “Hoje demonstramos aqui o nosso sistema de compras, desenvolvido na Beneficência, pela startup Icaneo, que hoje eles estão lançando em todo o Rio Grande do Sul. O doutor Paulo Matos falou sobre inteligência artificial e finalizamos com o doutor Guilherme Loyola, urologista que traz o que há de tecnologia das técnicas de cirurgia”, detalha a gestora.
“É um evento voltado à área de tecnologia e inovação, o Hospital busca esse viés, principalmente nas áreas de hemodinâmica, centro-cirúrgico e TI. É importante para trocar experiências com outros hospitais e divulgar o que fazemos lá”, completa Diovana.
Aline Jansen, head de inovação da Health Meeting, de Porto Alegre, mediou o painel de Inovação que ocorreu no Simpósio. Ela destacou a contribuição que o evento traz à área da saúde. “Visando o desenvolvimento de novas tecnologias, processos e operações, por isso estamos aqui presentes, para conectar com os atores daqui”, afirma.