Entre lesões, suspensão por cartão e opção técnica, o Brasil somou nove atletas não relacionados no empate em 1 a 1 com o Avenida, pela primeira rodada do quadrangular contra o rebaixamento. No banco, o técnico Pingo teve à disposição dois goleiros e sete jogadores de linha. Somente Marcel e Gabriel Macedo, de linha, não entraram.
A boa notícia é que Pingo informou, em entrevista nas redes sociais do clube, sem citar nomes, que alguns atletas estarão de volta contra o São José, reforçando o elenco em jogo considerado decisivo antes dois clássicos diante do Pelotas.
“Com certeza o jogo vai ser um pouco melhor, porque a gente terá o retorno de alguns atletas. A gente teve um pouco de dificuldade na questão de opções”, disse o treinador, que precisou improvisar Jeferson como um falso 9 e durante o jogo colocou Alan Bald como volante, mesma estratégia utilizada no sábado.
Para a partida deste sábado, às 19h no Bento Freitas, a única certeza é a volta de Vini Charopem após cumprir suspensão por ter recebido o terceiro cartão amarelo na última rodada da primeira fase. O extrema é o artilheiro do Brasil na temporada com dois gols.
Uma possiblidade é o retorno de Juliano Fabro. O volante não atua desde o dia 5 de fevereiro, quando sofreu uma lesão muscular contra o Inter, dia 5 de fevereiro. Fabro vinha sendo titular absoluto na equipe de William de Mattia.
A surpresa foi a ausência de Jota. O jogador estava cotado para ser o centroavante diante do Avenida, só que sequer foi relacionando. O clube não divulgou o motivo. O repórter Wesley Dagagny, da Rádio Universidade, informou que Jota deve jogar no sábado.
O volante Rafael Gelatti e o centroavante Mayco Félix seguem sem prazo para retornar. Lembrando que, durante o Gauchão, os atacantes DG e Gabriel Moysés deixaram o Xavante, diminuindo as opções no setor ofensivo.
Últimas contratações no Gauchão, Guto e Thobias ainda não foram relacionados. A assessoria informou na segunda-feira que ambos estavam treinando normalmente.
Com a volta do goleiro Gabriel Oliveira, João Lucas tem permanecido de fora da relação, enquanto Agustin Milar ficou no banco em cinco jogos, porém em nenhum chegou a entrar em campo.
Outra mudança pode ser a volta de Áquila ao time titular. O zagueiro perdeu a vaga depois de falhar contra o Ypiranga. Porém, na quarta-feira, entrou aos 37 minutos e aos 48 marcou o gol de empate, ao acertar uma cabeçada em escanteio cobrado por Danilo.
Volta aos trabalhos
O elenco xavante voltou nesta quinta-feira (20) aos treinos. Serão dois dias de preparação até o confronto contra o São José. Recentemente, o clube informou a chegada de dois novos nomes para a comissão técnica. Ednelson Conceição Silva, como auxiliar de Pingo, e Jonatan Lissarassa como preparador físico.
O treinador xavante admitiu que o Brasil não jogou bem na quarta-feira, e por outro lado projetou que a sua equipe terá um crescimento físico e tático com a sequência do trabalho. Até o momento, Pingo teve pouco tempo para realizar atividades de campo com o elenco. Ele chegou na sexta-feira, véspera da partida contra o Avenida pela primeira fase. Sábado teve o jogo, domingo foi de folga, conseguindo trabalhar na segunda e terça antes de mais uma ida até Santa Cruz do Sul.
Não relacionados contra o Avenida
* João Lucas
* Guto
* Thobias
* Rafael Gelatti
* Juliano Fabro
* Agustin Milar
* Vini Charopem
* Jota
* Mayco Felix