A Sociedade Espírita Assistencial Dona Conceição completará 114 anos na quarta-feira, para celebrar a data, lembrar a atuação e levantar recursos para a entidade será realizada uma roda de samba, no Centro Português 1º de Dezembro, no Recanto de Portugal, neste sábado (22), às 20h30min. O evento beneficente tem como atração musical a cantora Xana Gallo e banda. O ingresso é R$40,00 e pode ser adquirido via chave pix 5398407-3380 ou pelo site Sympla.
“Vai ser uma noite de sambas, antigos e novos, um repertório bem misturado para todo mundo se divertir essa noite”, antecipa Xana Gallo. A cantora e compositora, que conhece o trabalho desenvolvido pela casa há mais de 30 anos, quer que o evento seja mais um estímulo para a comunidade colaborar com o lar Dona Conceição. “Mesmo quem não vai ao evento pode colaborar com o pix. Estou vendo a dificuldade deles em promover esse evento, eles estão lutando para arrecadar fundos para a entidade”, fala a cantora.
Xana Gallo promete em troca uma noite de muita alegria. “No final a gente sempre acaba com uma coisa mais animada”, fala dando a entender, que vai ter algumas composições de Carnaval no repertório.
Neste evento Xana estará acompanhada por uma banda formada por cinco instrumentistas: o baterista Renato Popó, o mestre de bateria Gabriel Pinheiro, na percussão, contrabaixista Paulo Lima, cavaquinista Jeferson Porto e o violonista Lucas Borba, no violão sete cordas. “Eu espero que ninguém fique sentado, é pra se animar”, fala a cantora.
Atendimento gratuito
A entidade centenária desenvolve um trabalho filantrópico e social destinado a crianças, adolescentes e suas famílias. O atendimento, totalmente gratuito e diário, é dirigido a mais de 80 meninos e meninas com idades entre sete e 16 anos. Cabe a diretoria da Sociedade trabalhar para atender as necessidades básicas como saúde, alimentação, higiene, esporte e lazer dos assistidos.
“Vivemos de corações de anjos de luz de pessoas que acreditam no trabalho que essa casa desenvolve e ajudam na forma possível. Nós também temos voluntários”, comenta a coordenadora de Comunicação Social e Administrativo, Ana Paula Leão. Os recursos que sustentam as ações são oriundos de imóveis, deixados como herança por Maria da Conceição Barboza Dias, a Dona Conceição, para a entidade, que estão alugados. Mensalidades espontâneas dos sócios, doações e eventos também entram no orçamento.
Mesmo assim, levar adiante o projeto não é tarefa fácil. Boa parte dos recursos levantados com a festa de amanhã, por exemplo, estão destinados à fiação elétrica da sede. “Infelizmente nossa casa foi invadida e furtaram toda fiação principal nos dando prejuízo e também, se der, para auxílio nas manutenções, que são muitas”, explica Ana Paula. O furto aconteceu no dia 7 deste mês e deixou a sede da rua João Manoel, 251, sem luz por vários dias. “Porém como as crianças já tinham retornado, a diretoria autorizou o conserto e vamos ter de ressarcir”, conta Ana Paula.
História
A Sociedade Dona Conceição nasceu em 1911, como Sociedade Auxílio Fraternal de Senhoras Espíritas, proposta por Virgínia Taveira Fróes e um grupo de mulheres beneméritas, incluindo Maria da Conceição Barboza Dias, apoiada por seu marido coronel Domingos Jacinto Dias. O casal sem filhos deixou seus bens, incluindo a casa onde moravam, para a entidade.
Prestigie
O quê: Roda de samba com Xana Gallo e banda, em benefício à Sociedade Espírita Assistencial Dona Conceição
Quando: sábado (22), às 20h30min
Onde: Centro Português 1º de Dezembro, rua Cidade de Faro, 238, Recanto de Portugal
Ingresso: R$40,00
Onde comprar: site Sympla ou pela chave pix 53984073380
Mais informações whatsapp: (53)98407-3380