Programa Brasil Mais Produtivo do Sebrae recebe novas inscrições

Iniciativa

Programa Brasil Mais Produtivo do Sebrae recebe novas inscrições

São disponibilizadas 75 vagas gratuitas para micro e pequenas empresas de Pelotas

Por

Programa Brasil Mais Produtivo do Sebrae recebe novas inscrições
Agentes selecionados para atuar no Programa participaram de reunião de integração. (Foto: Divulgação)

Estão abertas as inscrições para o Programa Brasil Mais Produtivo, operado pelo Sebrae. Totalmente gratuita e voltada para micro e pequenos negócios, a iniciativa busca estimular o aumento de produtividade, faturamento, inovação dos processos, produtos e serviços. Para Pelotas e Rio Grande, o Sebrae Regional Sul disponibiliza 75 vagas.

Com uma jornada de até seis meses, as empresas selecionadas irão receber os agentes de inovação do Sebrae. Conforme o analista de articulação de projetos, Luciano Martins, os consultores farão visitas para diagnóstico e mapeamento inicial das dificuldades enfrentadas, pontos que podem ser melhorados, assim como implementar as soluções junto com o empreendedor.

“O intuito é estimular o aumento de produtividade e faturamento dos pequenos negócios e da inovação dos processos, produtos e serviços, por meio de atividades de orientações e atendimento personalizado durante a jornada”, explica.

São disponibilizadas duas linhas através do programa: uma voltada para a produtividade, com foco em áreas como marketing, gestão financeira e gestão de pessoas, por exemplo. Outra, com foco na transformação digital a partir da inclusão de sistemas de automação de ferramentas digitais.

Ao todo, serão disponibilizadas 1,6 mil vagas gratuitas em nove regiões do Estado. Inscrições podem ser feitas pelo site sebrae.com.br/brasilmaisprodutivo até o dia 28 de fevereiro.

Metodologia

De acordo com o analista do Sebrae, algumas das estratégias incluem melhoria da eficiência operacional, acesso a metodologias especializadas, networking e aprendizado compartilhado. “Isso resulta em empresas mais competitivas e produtivas, por conseguirem enfrentar desafios como concorrência e mudanças econômicas”, diz. Martins frisa que os benefícios combinados podem ter um impacto significativo no crescimento e na sustentabilidade das empresas participantes, preparando-se para enfrentar um ambiente de negócios cada vez mais desafiador.

Integração

Os novos agentes locais de integração, selecionados para atuar no Programa Brasil Mais Produtivo, participaram de integração junto à equipe que compõem o Sebrae Regional Sul. Conforme Martins, no encontro presencial foi compartilhado os atuais desafios da região. “Também conversamos sobre volume de atendimento, visto que serão ciclos de seis meses por agente dentro da empresa”, explica.

Serão três agentes na atuação do programa: dois destinados a comércio e serviços e outro para o setor da indústria. Em janeiro, ocorreu um treinamento em Porto Alegre com agentes e orientadores do programa no RS para repasse da metodologia utilizada.

Em 2025, o Brasil Mais Produtivo tem como meta atender 900 micro e pequenas empresas no Estado. De 2022 a 2024, foram atendidas mais de cinco mil empresas em 160 municípios do RS. Em 2024, o programa gerou um aumento médio de 18,6% no indicador de produtividade nos empreendimentos atendidos.

Acompanhe
nossas
redes sociais