O Estaleiro Rio Grande (Ecovix) tem interesse em participar de nova licitação para construção de oito navios anunciado nesta segunda-feira pela Petrobras, dentro do Programa de Renovação e Ampliação de Frota. A empresa informou que estuda o edital que prevê a aquisição de cinco navios gaseiros do tipo pressurizado para transporte de gás liquefeito de petróleo e três navios do tipo semirrefrigerado capazes de transportar e amônia.
Somado ao edital em que a Ecovix saiu vencedora para a construção de quatro navios Handy no final de 2024, a nova oportunidade, em caso de êxito futuro da proposta rio-grandina, deverá ser um novo divisor de águas no Polo Naval do município, avalia o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Rio Grande e São José do Norte (STIMMMERG), Benito de Oliveira Gonçalves.
Na avaliação de Gonçalves, a contemplação da Ecovix no primeiro edital da Transpetro certamente qualifica o relacionamento entre as empresas. “Isso pode aumentar as chances do município em trazer novos navios”, comenta. Conforme o representante do STIMMMERG, a contemplação deste novo edital poderia gerar mais de cinco mil empregos.
Em 2013, o Polo Naval de Rio Grande chegou a contratar mais de 24 mil trabalhadores simultaneamente, lembra Gonçalves. “Temos estrutura para construir três plataformas simultâneas; o Estaleiro BR está totalmente parado e temos procura constante de trabalhadores por novas vagas no sindicato”, diz.
Fortalecimento do setor naval nacional
Na avaliação do deputado Alexandre Lindenmeyer (PT), presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Indústria Naval Brasileira, o prosseguimento de novos contratos para a construção de embarcações para a Transpetro passa por um momento importante, de retomada.
A assinatura do contrato entre o Estaleiro Rio Grande (Ecovix), em conjunto com o Estaleiro Mac Laren, e a Transpetro para a construção de quatro embarcações do navio Handy deve ocorrer na próxima segunda-feira, durante visita do presidente Lula (PT) ao município de Rio Grande.
Conforme Lindenmeyer, o novo anúncio da Petrobras soma-se a outras licitações já efetivadas, dentre as quais os 400 navios voltados à hidrovia nacional com investimento de mais de R$ 4 bi de reais, assim como outras licitações que envolvem estaleiros das cidades de Itajaí e Navegantes, em Santa Catarina, e uma cidade da Bahia.
Ampliação de frota
O novo anúncio da Petrobras prevê licitação para a compra de oito navios gaseiros. Essa é a segunda licitação do Programa de Renovação e Ampliação de Frota, que prevê a aquisição de cinco navios gaseiros do tipo pressurizado para transporte de gás liquefeito de petróleo e três navios do tipo semirrefrigerado capazes de transportar e amônia.
Segundo a Petrobras, a licitação é pública e internacional e inclui dois lotes (um para os pressurizados e outro para os semirrefrigerados). Um mesmo estaleiro ou consórcio não poderá participar da concorrência nos dois lotes. O Programa de Renovação e Ampliação da Frota faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e já fez a contratação, em janeiro deste ano, de quatro navios da classe handy.