Diretoria inaugura novas instalações do café do Jóquei Clube de Pelotas

Opinião

Ana Cláudia Dias

Ana Cláudia Dias

Coluna Memórias

Diretoria inaugura novas instalações do café do Jóquei Clube de Pelotas

Por

Há 74 anos

A diretoria do Jóquei Clube de Pelotas inaugurou as novas instalações do café da entidade. O evento do dia 17 de fevereiro de 1951 foi prestigiado por autoridades e frequentadores. Quem cortou a fita inaugural foi o prefeito do município, Fernando Braga.

As instalações do Café Jóquei Clube eram consideradas as melhores e mais modernas do Rio Grande do Sul. O mobiliário foi fabricado e instalado pela Metalúrgica Sarandy, da firma Irmãos Toldo & Cia, de Porto Alegre. Os balcões, mesas e acessórios eram de aço inox, uma novidade para a época. “O bom gosto aliou-se à impecável organização, dando um aspecto soberbo ao interior do estabelecimento”, opinou a reportagem do jornal A Alvorada.

Marca gaúcha

O cronista ainda elogiou o café Regente, marca utilizada pela nova cafeteria. O Regente era torrado na empresa de Antônio Almeida, um dos sócios do “estabelecimento”, e importado pela empresa Barros Camargo & Cia Ltda, de Santos.

Fontes: A Alvorada/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense

Há 50 anos

Mãos para partir o pão é tema da Campanha da Fraternidade

Mãos para partir o pão foi o lema da Campanha da Fraternidade de 1975, como um chamado para a participação solidária dos cidadãos nas suas comunidades. A proposta foi lançada em uma missa na Catedral São Francisco de Paula.

Na época o bispo auxiliar de Pelotas, Dom Jayme Chemello, diretor da Cáritas, órgão coordenador da campanha, comentou à imprensa que iria circular uma pesquisa para identificar necessidades em diferentes áreas da cidade. “De modo que um centro formado de elementos prontos a colaborarem… para erradicar tais deficiências”, segundo Chemello.

A proposta era treinar cidadãos dispostos a ajudar na comunidade. “O trabalho, será desenvolvido em três etapas: despertar pessoas, prepará-las e congregá-las em grupos que atuarão nas diversas áreas. O chamamento não é dirigido só ao mundo católico …pois todos que quiserem colaborar para amenizar problemas de seus semelhantes, terão as portas abertas para desenvolver suas atividades”, explicou o bispo.

Fontes: Diário Popular/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense

Há 100 anos

CineTeatro Colyseu recebia Trupe Jéca Tatu

O Cine Teatro Colyseu apresentava temporada da Trupe Jéca Tatu, com destaque para o ator rio-grandino Adolfo Aveiro, muito aplaudido pela fidelidade com que representava os costumes locais nas peças que representavam os gaúchos.

O pesquisador João Paulo Borges da Silveira, na sua dissertação de mestrado relembra que Aveiro e D’Avila eram duas famílias que mantinham em Rio Grande o Conjunto de Variedades Farroupilha. “O grupo era composto pelos integrantes Adolfo (com o personagem Jeca Tatu), Ubirajara e Amália Aveiro, além dos irmãos Walter, Ema, Lizette e Clecy D’Avila e Bebeto e Adalberto Casado”.

Teatro da Anchieta

O Colyseu foi aberto em 12 de fevereiro de 1910 e funcionou por cerca de 30 anos em um prédio da rua Anchieta entre General Telles e Dom Pedro II.

Fontes: Diário Popular/Acervo Bibliotheca Pública Pelotense; Somos sem modéstia…um homem de teatro: os manuscritos de Coriolano Benício como documentos (auto)biográficos (UFPel, 2012), João Paulo Borges da Silveira

Acompanhe
nossas
redes sociais