Sinduscon retoma reuniões-almoço com secretários
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quinta-Feira13 de Fevereiro de 2025

Encontro

Sinduscon retoma reuniões-almoço com secretários

Arquiteto Otávio Peres, da Secretaria de Urbanismo, foi o primeiro convidado deste ano

Por

Atualizado quarta-feira,
12 de Fevereiro de 2025 às 10:08

Sinduscon retoma reuniões-almoço com secretários
Peres apresentou a dinâmica de trabalho e alguns planos da secretaria, como a busca por alinhamentos. (Foto: Rita Wicth)

O Sindicato da Indústria da Construção e Mobiliário (Sinduscon) de Pelotas e Região recebeu o secretário Otávio Peres, da Secretaria de Urbanismo, como primeiro convidado da reunião-almoço que reúne os associados em 2025. Peres apresentou alguns dados sobre organização do espaço urbano e da realidade vivenciada pelo município de Pelotas.

Primeiro convidado do ano, Peres, há 40 dias à frente da secretaria, explica que até então os esforços vêm sendo o de colocar a Secretaria de Urbanismo no centro do governo municipal, assim como também conversar e buscar alinhamentos com as demais pastas.

“Estamos observando os processos no sentido de otimização, de poder dedicar os esforços públicos de governo nos temas e empreendimentos mais relevantes, que sejam mais importantes para a cidade. Também, para dar prioridade e dedicação necessários para diferentes processos que tramitam na secretaria”, explica o secretário.

De acordo com o presidente do Sinduscon, Marcos Fontoura, os três primeiros encontros de 2025 do Sindicato terão como principal objetivo buscar maior integração junto aos órgãos do novo governo municipal. “Além da Secretaria de Urbanismo, vamos receber nas nossas duas próximas reuniões os representantes do Sanep e da Secretaria de Qualidade Ambiental. São três secretarias que mais tem interação com o setor da construção civil ”, adianta.

Na avaliação de Fontoura, a integração e o melhor entendimento entre empresários e administração pública são fundamentais para o desenvolvimento da cidade. “Esse almoço demonstra a força do nosso sindicato. Hoje temos em torno de quase 80 associados e 50 deles estão presentes neste almoço. É uma grande fatia de quem produz na cidade”, diz.

Pauta de encontro

Com uma pauta ampla, o setor da construção civil tem interesse em especial em questões de legislação, de agilidade nas aprovações, e de tratar da renovação do Plano Diretor, marcada para ocorrer em 2028. “A participação de Peres nesse encontro foi importante para entendermos melhor a sua visão da pasta e os planos futuros para a secretaria”, comenta Fontoura.

Avaliação do novo governo

Conforme Fontoura, o atual governo vem se demonstrando receptivo e atencioso às pautas do setor da construção civil. “Tanto o prefeito Marroni (PT) quanto o próprio secretário Peres já nos receberam e a partir de agora é alinhamento por ser uma nova gestão com outra forma de administrar a cidade. Queremos entender e contribuir para esse novo modelo”, finaliza.

Acompanhe
nossas
redes sociais