Prefeitos da Zona Sul cumprem agenda em Brasília nesta semana
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Terça-Feira11 de Fevereiro de 2025

Diálogo e demanda

Prefeitos da Zona Sul cumprem agenda em Brasília nesta semana

3º Encontro de Prefeitos terá ao menos nove representantes da região

Por

Prefeitos da Zona Sul cumprem agenda em Brasília nesta semana
O objetivo do Encontro de Novos Prefeitos (as) é aproximar o Governo Federal dos municípios (Foto: Guilherme Pedrotti)

Ao menos nove prefeitos da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) estarão em Brasília nesta semana para a participação no 3º Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas. O evento contará com uma série de oportunidades de diálogos com ministérios e órgãos do governo federal.

A comitiva será composta pelos prefeitos Fernando Marroni (PT), de Pelotas, Darlene Pereira (PT), de Rio Grande, Ronaldo Madruga (PP), de Pinheiro Machado, Ricardo Alves (MDB), de Pedro Osório, Zelmute Marten (PT), de São Lourenço do Sul, Ivan scherdien (PP), de Turuçu, Carlos Folador (MDB), de Candiota, Neromar Guimarães (UB), de São José do Norte, e Arion Braga (PP), de Canguçu. O restante dos gestores da Azonasul ainda não confirmou a presença até o término desta reportagem.

Oportunidades

O evento começa na terça-feira (11) e segue até quinta-feira (13). Na programação, os prefeitos participarão de oficinas acerca de diversos temas ligados à governança pública, como saúde, educação, transição energética, meio ambiente, segurança pública e geração de empregos.

Durante a programação, a União também pretende auxiliar os novos gestores a inserir os municípios em programas federais para obter financiamentos externos. O Encontro tem o objetivo de impulsionar a governança municipal e estreitar os laços entre gestores municipais e o governo federal.

Expectativas

O prefeito Fernando Marroni (PT), garante que já sabe os temas que vai levar para o Encontro, para buscar recursos para Pelotas através de políticas públicas do governo federal.
“Nós temos aqui o Casarão 6, que está em fase final para receber R$ 13 milhões para sua recuperação. Também temos a obra do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] do hospital [HE-UFPel], que é uma das maiores obras, com R$ 256 milhões, e também estamos tratando o tema do pronto socorro”, destaca.

A prefeita de Rio Grande, Darlene Pereira (PT), participará de duas oficinas como debatedora: O Desafio dos Primeiros 100 Dias da Gestão Municipal e Oficina Imóvel da Gente e Gestão de Orlas: Cooperação entre Governo Federal e Municípios.

Conforme a gestora, diversos secretários estarão juntos dela para aproveitar ao máximo a oportunidade. “Quero aproveitar cada momento para aprender e ouvir muito, debater, oferecer também junto com minha equipe muitas ideias e trazer para Rio Grande novas formas e experiências de gestão”, afirma

Acompanhe
nossas
redes sociais