O Pelotas enfrenta o São Luiz, às 21h30min desta quarta-feira (5), no estádio 19 de Outubro, em Ijuí. Com o equilíbrio da classificação geral do Gauchão – três pontos separam o quarto colocado Caxias do décimo, São José -, o resultado da partida da quinta rodada pode alçar o Lobo à zona de classificação para a semifinal ou até mesmo deixar o time na lanterna. A rodada começa com o Áureo-Cerúleo em último do grupo B e em nono da classificação geral, somando quatro pontos.
“Nesse momento a questão psicológica é muito importante. Temos uma equipe experiente, com muitas pessoas experientes na comissão técnica e diretoria. São situações que acontecem, altos e baixos, e temos que estar sempre preparados para reverter na próxima partida”, disse o técnico Ariel Lanzini em entrevista coletiva nesta terça-feira, antes do embarque para os quase 500 quilômetros de estrada.
Nenhum jogador está suspenso. Substituído no intervalo da derrota para o Guarany, o volante Venício, se atuar, pode voltar a aparecer mais aberto pela direita ou, no caso de nova chance para Marcelinho, recuar e atuar ao lado de Robson Lopes ou Mateus Silva. Trocas por desgaste físico também podem mexer no time titular. O centroavante Michel Douglas precisa sair no BID para ter condição de estrear.
Logística
A logística necessária por conta da tabela não agradou o Pelotas. Causou insatisfação o fato de que o Guarany, adversário anterior, jogou na terça-feira da semana passada, enquanto o Áureo-Cerúleo atuou na quinta. Agora, há um cenário parecido: o São Luiz entrou em campo na tarde de sábado; o Lobo, na noite de domingo.
Outra questão que não agradou nos bastidores do clube é o fato de que, às vésperas do Bra-Pel, a delegação azul e ouro só chegará à cidade durante a manhã do dia seguinte ao jogo em Ijuí. As mais de seis horas de viagem até o Noroeste do Estado já tomaram a tarde de terça-feira. O retorno vai demorar toda a madrugada e o início da manhã de quinta.
“Muitas vezes a gente enxerga só os 90 minutos. Nunca vou ficar me desculpando aqui, mas a gente está com o tempo bem curto, apertado. […] Temos que trabalhar, traçar as melhores estratégias, botar os jogadores mais aptos, mais descansados”, disse Ariel Lanzini.
Time da casa busca recuperação
A invencibilidade do São Luiz no Gauchão foi quebrada com goleada. Nos 5 a 0 sofridos para o Grêmio, na Arena, o técnico Alessandro Telles não contou com o atacante Matheuzinho, suspenso. Autor de dois gols de pênalti no campeonato, o jogador retorna diante do Pelotas.
Além de ter o mesmo treinador da temporada passada, o Rubro manteve dois zagueiros (Ricardo Thalheimer e Bruno Jesus) e o lateral-esquerdo (Márcio Duarte). O meia Garré é a referência técnica.
Gauchão
5ª rodada
Quarta-feira
19h | Avenida x Caxias
20h | Inter x Brasil
21h30min | São Luiz x Pelotas
22h | Juventude x Grêmio
Quinta-feira
19h | São José x Ypiranga
21h30min | Monsoon x Guarany
Prováveis escalações
São Luiz: Paulo Gianezini; Muriel, Ricardo Thalheimer, Bruno Jesus e Márcio Duarte; Tetê, Anderson Recife e Garré; Matheuzinho, Marlon Martins (ou Da Silva) e Adaílson. Técnico: Alessandro Telles.
Pelotas: Jorge; Vidal, Victor Massaia, Yuri e Bruno Ré; Robson Lopes, Venício, Cesinha; Marcelinho, Emerson e Warlei. Técnico: Ariel Lanzini.
Horário: 21h30min desta quarta-feira (5).
Tempo real: ahoradosul.com.br.
Transmissão: YouTube de GZH.
Árbitro: Francisco Soares Dias.
VAR: Allan Ricardo Azevedo.
Local: estádio 19 de Outubro.
Ingressos: R$ 40.