Para facilitar o acesso a informações e a serviços, a unidade móvel da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), FGTAS Móvel, estará na Zona do Sul do Estado nesta semana. Pelotas, Rio Grande e São Lourenço do Sul irão receber ações do projeto Operação Verão Total, que vai disponibilizar serviços como vagas de emprego, orientações do benefício seguro-desemprego e CTPS Digital.
Em Pelotas, serão disponibilizadas 170 vagas e os atendimentos ocorrerão nesta quinta-feira (6), das 10h às 16h, na Estação Verão Sesc Laranjal. A atividade ocorrerá em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher – “Fala Mulher”, na Avenida Doutor Antônio Augusto de Assunção.
Na sexta-feira, a unidade móvel estará na Praia do Cassino, das 8h às 14h. As ações serão feitas na Avenida Rio Grande, em frente ao Casarão. O Conselho Estadual dos Direitos da Mulher também é parceiro da atividade no município vizinho.
Sábado (8), a Operação Verão Total chega a São Lourenço do Sul, das 10h às 16h, no triângulo da Praia da Barrinha – ao lado da Casa do Sesc e, da mesma forma, terá participação do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher.
Serviços disponibilizados
A FGTAS Móvel vai disponibilizar serviços como encaminhamento para vagas de emprego, orientações sobre seguro-desemprego, sobre Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS Digital). Também, informações sobre o Programa Gaúcho de Artesanato com os serviços de solicitação da 1ª via da carteira de Artesão, renovação simples e inclusão de matéria-prima e/ou técnica, renovação e teste de habilidade para Carteira de Artesão.
O Conselho Estadual dos Direitos da Mulher promoverá ações em defesa dos direitos das mulheres, tais como: roda de conversas, acesso a materiais informativos e orientação jurídica gratuita.
Conforme o coordenador da Agência Sine Pelotas, Glauber Bürkle, a presença da Estação Móvel na Zona Sul se torna mais um espaço para o acesso aos serviços que já são disponibilizados pelas unidades do Sine. “É importante contar com a presença itinerante da unidade móvel para disponibilizar esses serviços em um momento que muitos estão de férias, descentralizando o atendimento e facilitando a acesso às informações da FGTAS”, avalia.
Documentação
Os trabalhadores interessados em se candidatar às vagas de emprego devem comparecer ao local com documento de identificação com CPF e foto.
Na oportunidade, os trabalhadores serão cadastrados no sistema e, aqueles que possuírem perfil profissional compatível com as vagas de emprego oferecidas, receberão carta de encaminhamento para participarem dos processos seletivos nas empresas.