Pequenos empresários podem contar com soluções personalizadas embasadas no modelo americano Small Business Development Centers (SBDC), voltado ao desenvolvimento de práticas de gestão, inovação e crescimento sustentável. O serviço disponibilizado pela Assessoria de Negócios do Sebrae-RS já está sendo acessado por cerca de 400 empresários da região sul.
Conforme a gestora do atendimento individual da Regional Sul do Sebrae RS, Caren Vinhas, o programa está disponível para Microempreendedor Individual (MEI), Microempresa (ME), Empresa de Pequeno Porte (EPP) e produtor rural. “O assessoramento é gratuito. Caso o empreendedor precise de alguma solução, consultoria, participação em missões e feiras, tem uma contrapartida pequena, dependendo do produto”, explica.
Dentre os serviços disponibilizados, estão Diagnóstico e Planejamento Estratégico, consultoria personalizada, capacitação e treinamentos, orientações para acesso a crédito e networking e parcerias. Na avaliação da gestora, o apoio contínuo vem mostrando resultados positivos como a superação de dificuldades iniciais e crescimento sustentável.
“Com isso, toda a economia regional é fortalecida, considerando que as micro e pequenas empresas são responsáveis por grande parte da geração de empregos e renda”, diz.
Integrante do programa, a proprietária da No Glú Cucaria e Padaria Inclusiva, Valéria da Cunha, criada no começo de 2022 em Pelotas, foi necessário e permanece sendo a realização de muito estudo, aprimoramento permanente da gestão e da equipe técnica da empresa.
“Para um empreendimento de gastronomia ser apto para celíaco é preciso entender que todos os processos deverão ser pensados de uma forma diferenciada. Já que não pode haver traços de glúten no ambiente e muito menos no consumo dos nossos pães, cucas, bolos, pizzas, doces e salgados”, explica.
De acordo com Valéria, a escuta dos clientes, a interação do mercado e a orientação de profissionais especialistas na área, assim como a participação no programa do Sebrae, têm sido fundamentais para o sucesso do negócio. “O acompanhamento parte da ideia principal do negócio, ajuda na resolução de problemas, no entendimento desse percurso, no planejamento futuro e nas oportunidades de tornar um objetivo em realidade e realização”, relata.
Modelo SBDC
A atuação do Sebrae RS segue os mesmos princípios que tornaram os SBDCs uma referência global no apoio ao empreendedorismo. De acordo com a gestora, esse paralelo reforça a conexão do Sebrae com boas práticas internacionais, destacando a importância do modelo para o desenvolvimento de pequenos negócios e para a economia local.
Alguns dos pontos positivos que o programa agrega, destaca Caren, são a análise detalhada das necessidades de cada empresa, com elaboração de planos de ação personalizados para melhorar a gestão; acesso a redes de contato entre os empreendedores, com a promoção de parcerias estratégicas e oportunidades de negócios; assim como participação em cursos de temas como gestão financeira, marketing, inovação e vendas.
Interessados em acessar o programa podem procurar a sede do Sebrae ou entrar em contato pelo telefone 55 53 3225-0541. A sede do Sebrae fica localizada na rua Padre Anchieta, 1916, em Pelotas.