Pela terceira edição consecutiva do maior evento esportivo do mundo, André Guerreiro representará a cidade de Pelotas. O médico foi convocado na última semana pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Estará, portanto, nos Jogos Olímpicos de Paris, cuja abertura oficial acontece no próximo dia 26.
Após integrar a delegação do atletismo no Rio de Janeiro em 2016 e em Tóquio em 2021, Guerreiro não esperava o novo chamado. Por isso, considera especial o momento. “Representa muito para mim, mais do que as outras convocações. Foi com bastante surpresa, até porque a gente imaginava que pudesse ir alguma outra equipe médica”, conta o profissional ao A Hora do Sul.
Quase duas décadas
Ser lembrado pela CBAt passa longe de ser novidade. O trabalho de André Guerreiro junto à entidade começou em 2006, colecionando participações em mundiais e pan-americanos, além das Olimpíadas. Ao longo do período, conheceu os principais nomes do atletismo nacional. Candidato a uma medalha nos 400 metros com barreiras em Paris, Alison dos Santos, o Piu, é um dos atletas com quem o médico construiu amizade, por exemplo.
“Representa para mim o auge da carreira de um médico que lida nessa área esportiva. Ser convocado para os Jogos Olímpicos, estando no Sul do Brasil, fora do centro do país, é um grande reconhecimento e que coroa o trabalho que a gente vem fazendo não só em Pelotas, mas em todo o Brasil”, complementa Guerreiro. Ele embarca na próxima semana para a Europa.