O período de festas de final de ano teve impacto positivo na movimentação do Aeroporto Internacional João Simões Lopes Neto, em Pelotas. Foram 2,9 mil passageiros em uma semana, o que representa 39% da média mensal de 7,4 mil usuários. A projeção para este mês é de um pequeno aumento de 15% em função das férias e do Festival Internacional Sesc de Música. Quem costuma utilizar o terminal, reconhece as melhorias, mas cobra mais opções de voos.
O gerente de Unidade de Negócios da Lifemed de Pelotas, Leonardo Reichow, usa o aeroporto geralmente numa frequência quinzenal há bastante tempo e garante: o aeroporto é outro após a reforma. “Melhorou especialmente o atendimento, no despacho de bagagens, no acesso à esteira e à sala de embarque, que antes era muito pequena, e os banheiros”, elogia.
Além da estrutura, o gerente destaca a sensação de segurança da pista considerada de bom tamanho para o tipo de aeronave. “É um aeroporto seguro, bem sinalizado, operacionalizado, não tem um grande fluxo de aeronaves, mas hoje está bem atendido”, observa.
O que pode melhorar?
Embora as melhorias, Reichow queixa-se do déficit na frequência de voos. “Nós só temos voos para Porto Alegre e São Paulo, que nem sempre são diários. Muitas vezes esgotam rápido e depois que o aeroporto de Porto Alegre retornou à operação normal, percebi que os voos via Pelotas tiveram um aumento de preço”, dispara.
Rota da capital
Para o Festival de Música, o Sesc optou em realizar o transporte dos professores e alunos de outros estados e países via Aeroporto Salgados Filho, em Porto Alegre, com frete de ônibus até Pelotas. Com isso, a CCR, empresa que administra o Aeroporto, informa que não haverá voos extras este mês, seguindo com a mesma malha de dezembro. A partir de abril, a Latam vai oferecer três voos semanais para São Paulo pelo Aeroporto de Guarulhos. Os voos serão operados por aeronaves da família Airbus A319, com capacidade para até 138 passageiros.