O provável dono da camisa 9 do Brasil no início do Gauchão é Mayco Félix. Nos cinco jogos-treino da pré-temporada xavante, o atleta, que completa 27 anos nesta quarta-feira (15), marcou cinco gols. Na véspera do aniversário, o centroavante concedeu entrevista coletiva no Bento Freitas.
“Minha posição de ofício é centroavante. Gosto de sair bastante da área para ajudar a equipe, mas depende do time também. Tem time em que você não precisa sair da área, a bola chega redonda e nós estamos aqui para finalizar a jogada”, disse o jogador natural de Sumaré (SP).
Mayco Félix afirmou que o técnico William de Mattia pede para que ele deixe a posição central do ataque para abrir espaços na defesa adversária e para que pressione a saída de bola rival. Esses movimentos voltarão a ser testados na quarta-feira, às 16h, quando o Brasil enfrenta o Monsoon, em Novo Hamburgo, no último jogo-treino da pré-temporada.
“Estou indo bem”
O jogador também falou sobre o próprio momento e mostrou um discurso confiante por conta dos números nas atividades preparatórias do Rubro-Negro. Foram dois gols no teste contra o Sindicato dos Atletas, outros dois diante do Los Brocadores, time amador de Pelotas, e mais um no encontro com o Avenida, em Santa Cruz do Sul.
“Estamos tirando só coisas boas. É o momento de errar também, porque é amistoso. É momento de pegar confiança. Individualmente estou indo bem, são cinco jogos e, se não me engano, cinco gols”, afirmou o atacante, cujo principal concorrente na função é Gabriel Moysés, autor de cinco gols em 14 jogos pelo Votuporanguense em 2024.
Carrasco em 2023
Revelado na base da Ponte Preta, Mayco Félix começou a ganhar destaque em 2019, no Amparo, da quarta divisão paulista, clube pelo qual marcou 14 gols em 21 partidas. Depois se transferiu ao Santa Cruz (PE), com três bolas na rede em 26 jogos em 2020.
Com a camisa do Retrô (PE), no ano seguinte, anotou sete gols em 20 jogos. Desde então, também defendeu times como América de Natal (RN), Rio Claro (SP), Caldense (MG) e Velo Clube (SP).
Em 2023, foi carrasco do Brasil. Na segunda fase da Série D, Mayco Félix fez o gol da vitória por 2 a 1 do Patrocinense, que eliminou o Xavante. O último clube do centroavante foi o Operário (MT), no segundo semestre de 2024, com três gols em dez partidas e o título da Copa da Federação Mato-Grossense de Futebol (FMF) em novembro.
Tabela do Brasil no Gauchão
22 de janeiro, 22h
Grêmio (C)
25 de janeiro, 20h
Guarany (C)
29 de janeiro, 21h30min
Caxias (F)
2 de fevereiro, 16h
São José (C)
5 de fevereiro, 19h
Internacional (F)
8 de fevereiro, 16h30min
Pelotas (F)
12 de fevereiro, 21h30min
Ypiranga (C)
15 de fevereiro, 16h30min
Avenida (F)
Elenco do Brasil
Goleiros
- Gabriel Oliveira
- Wellington Santana
- Alan Gobetti
- João Lucas
Laterais-direitos
- Murillo Lima
- Danilo Guimarães
Zagueiros
- Gabriel Macedo
- Bruno Miguel
- Áquila
- Guilherme Cerqueira
Laterais-esquerdos
- Higor
- Alan Bald
Volantes
- Jonathan Cabeça
- João Victor
- Juliano Fabro
Meias
- Kauê Pires
- Rafael Gelatti
- Sorriso
Atacantes
- Histone
- Mayco Félix
- DG
- Gabriel Moysés
- Vini Charopem
- Jota
- Higor Farias