Festival Internacional de Música empolga setor hoteleiro de Pelotas
Edição 19 de julho de 2024 Edição impressa

Quarta-Feira15 de Janeiro de 2025

Evento

Festival Internacional de Música empolga setor hoteleiro de Pelotas

Com expectativa de recorde de público, rede deve ter lotação durante dias do evento, que inicia na próxima segunda-feira

Por

Atualizado terça-feira,
14 de Janeiro de 2025 às 11:46

Festival Internacional de Música empolga setor hoteleiro de Pelotas
Com expectativa de recorde de público, rede deve ter lotação durante dias do evento, que inicia na próxima segunda-feira (Foto: Jô Folha)

Pelotas se prepara para receber a 13ª edição do Festival Internacional Sesc de Música, que ocorre de 20 a 31 de janeiro. Considerado um dos maiores da América Latina, o evento também impulsiona a economia local, especialmente nos setores de hotelaria, gastronomia e serviços.

Com uma programação que inclui mais de 60 apresentações gratuitas, o Festival atrai músicos, estudantes e turistas de diversas partes do Brasil e do mundo. Luís Fernando Parada, gerente do Sesc Pelotas, garante que “o festival está pronto” e que os participantes começam a chegar no município a partir do final de semana.

Neste ano, o Sesc espera o maior público da história do evento, cerca de 40 mil pessoas ao longo dos 11 dias. “Com o evento já consolidado, sendo um dos maiores da América Latina, temos a expectativa de um público maior que no ano passado”, afirma Parada.

Impacto econômico e hotelaria

A rede de hotelaria de Pelotas já sente o impacto positivo do evento. Segundo Maurício Rodrigues, gerente de um hotel localizado no Centro, as reservas para o período do Festival estão quase esgotadas. “No período do festival é muito difícil conseguir espaço nos hotéis. Recebemos muitos participantes do evento, ficando com a lotação entre 95% e 100%”, afirma.

Além das hospedagens, restaurantes e serviços de transporte também devem se beneficiar com o aumento no fluxo de visitantes. No emprego, a alta movimentação resulta no crescimento dos postos de trabalho temporários. O Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Pelotas estima que a ocupação hoteleira deve superar 90% nos dias do evento.

Lotação prevista fica entre 95% e 100% nos hotéis (Foto: Jô Folha)

Valorização cultural

Além de aquecer a economia, o Festival reforça o papel de Pelotas como referência cultural. “O festival é um dos maiores exemplos do turismo cultural e ele é fundamental para a valorização não só da cultura, mas da nossa região e até mesmo do país”, ressalta a secretária de Cultura, Carmem Vera Roig.

A gestora também explica que a prefeitura está mobilizada para receber bem o público. “Todas as secretarias estão trabalhando em conjunto para apresentar um bom cartão de visitas da cidade, que ela seja acolhedora, limpa e segura com esses turistas”, afirma.

12 países ao todo

O projeto, que é uma realização do Sistema Fecomércio-RS/Sesc, promove cursos de especialização musical conduzidos por um quadro de 50 professores – músicos renomados de diferentes partes do mundo – que compartilham seus conhecimentos com um grupo de mais de 350 jovens alunos. São bolsistas selecionados, vindos de 19 estados do Brasil e do Distrito Federal, além de países vizinhos como Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Porto Rico e Uruguai.

Há classes de especialização musical em violino, viola, violoncelo, contrabaixo, harpa, flauta, oboé, clarinete, fagote, trompa, trompete, trombone tenor e baixo, tuba, saxofone, eufônio, percussão, canto lírico, piano, composição e choro. Elas serão conduzidas por professores convidados de diversas nacionalidades, como Itália, Rússia, Bulgária, Argentina, Alemanha, Romênia e diferentes partes do Brasil. Ao todo, são 12 países representados.

Programação e acesso

O acesso é gratuito para todos os espetáculos, mas para as apresentações marcadas para o Theatro Guarany, é necessária a reserva antecipada de lugares, o que pode ser feito, a partir desta quarta-feira, virtualmente, pelo site do Festival, em www.sesc-rs.com.br/festival. No site, há também a programação completa do evento.

Acompanhe
nossas
redes sociais